A métrica perfeita
Por Ricardo Nogueira
Levei anos pra chegar a essa descoberta que compartilho com você: a frequência ideal de publicações no seu Instagram é aquela que te permita criar de forma orgânica, leve, verdadeira e com propósito! Por isso, é tão variável – e individual – quanto a própria essência de quem cria.
Em cada curso que leciono, a cada cliente atendido ou mentoria na área de marketing digital percebo a guerra mental travada contra os próprios limites para abastecer os perfis no Instagram, mesmo que não exista nada relevante para falar/mostrar/postar.
Os “gurus” ensinaram que é preciso produzir e postar sempre, se possível de 3 a 4 vezes todo dia no feed. Nos Stories, pelo menos a cada 4 horas, pra não perder engajamento e alcance… (Quase) Todo mundo tenta seguir à risca os ensinamentos, não vê resultados rápidos e acaba desistindo, abandonando a produção de conteúdo. Se você produz conteúdo, aposto que já passou por isso.
O que ninguém conta é que essa ciência não é exata quanto se vende (apesar dos algoritmos), pois do outro lado do smartphone tem uma pessoa. E comportamento humano não dá pra resumir em uma ou duas regrinhas, certo? Por isso, mesmo que você cumpra exatamente aquilo que aprendeu sobre frequência, nem sempre seus resultados vão aparecer no tempo, na intensidade ou da forma como gostaria. A culpa é de quem?
Pode ser sua, que, na pressa por produzir, acabou postando qualquer coisa, só pra cumprir o calendário. Pode ser da sua audiência, que teve um dia ruim e acabou não curtindo nada. Pode ser do próprio aplicativo e seus algoritmos, que avaliaram a sua publicação não tão boa o suficiente pra entregar a mais pessoas de forma orgânica.
Faz um tempo que estudo e atuo nesse mercado de marketing digital e cada vez tenho mais convicção nisso: na criação de conteúdo, respeite o seu tempo, a sua saúde mental, o seu propósito. Produzir por produzir, postar por postar não traz resultado algum e a pressão vai acabar te adoecendo.
Vai por mim: o que vale pra mim pode não valer pra você. Cada perfil é um perfil, cada audiência é uma audiência. Não existe receita de bolo pra fazer sucesso no Instagram. Aliás, o que é ter sucesso por aqui? Número de seguidores, curtidas, comentários? Relevância do conteúdo produzido? Vendas?
N’outro momento retomamos a discussão, porque agora tenho um compromisso muito mais importante: dar banho no meu filho. Até!