10 erros de comunicação que afetam sua produtividade
10 erros de comunicação que afetam sua produtividadeA boa comunicação é uma característica indispensável para um bom desempenho profissional. As palavras escolhidas, os métodos usados para expressá-las ou mesmo a própria escolha de entrar em contato com alguém podem influenciar a forma como você é visto e avaliado no trabalho, seja por seus gestores, funcionários, fornecedores ou clientes.Por Paulo Paduano, revisado por Henrique Martineli
A boa comunicação é uma característica indispensável para um bom desempenho profissional. As palavras escolhidas, os métodos usados para expressá-las ou mesmo a própria escolha de entrar em contato com alguém podem influenciar a forma como você é visto e avaliado no trabalho, seja por seus gestores, funcionários, fornecedores ou clientes.
Quer aumentar o seu rendimento profissional e também o de sua empresa? Veja alguns dos maiores erros cometidos em um processo de comunicação que você precisa evitar sempre para atingir seus objetivos:
1. Não ser objetivo e nem ir direto ao assunto
A pior forma de transmitir uma informação a alguém é não ir direto ao ponto, é não ser objetivo quando o assunto a ser tratado é de suma importância. Isso não significa ser extremamente sucinto. É possível explicar com detalhes um problema, plano de ação ou tarefa sem ficar rodeando o tema antes de começar a explicá-lo. Seja objetivo e assertivo!
2. Evitar explicar expectativas (o que você quer que o outro faça?)
É errado designar uma tarefa a uma pessoa sem deixar claro os resultados que você espera que ela entregue e quais os objetivos você quer que ela atinja. Afinal, ela não tem uma bola de cristal para adivinhar o futuro que você espera alcançar.
3. Não pedir por esclarecimentos sobre determinadas tarefas
Você já fez algum serviço errado porque alguém te informou algo e você entendeu diferente? Já ficou perdido sem saber o que deveria ser feito? Não pedir esclarecimentos pode trazer uma imagem ruim sobre você, pois a tarefa não foi realizada de maneira ideal e, com certeza, tenderá a ser pior o resultado que se tivesse tirado sua dúvida. Como muitos acabam deixando de explicar suas expectativas, é melhor enfrentar esse desafio e pedir esclarecimentos do que aguardar por instruções.
4. Não conhecer as pessoas com as quais se pretende comunicar
Cada área da sua empresa envolve um público diferente. Dessa forma, saiba lidar com cada tipo de profissional e o que deve ser falado com cada um deles. Para que a comunicação atinja o seu objetivo, é fundamental que você conheça as pessoas com as quais está dirigindo as palavras.
5. Falar demais e escutar “de menos”
Ser um bom orador é uma das maiores habilidades no mundo dos negócios. Mas isso não significa que você deve falar exageradamente e não escutar o que os outros tem a dizer. Lembre-se: ouvir é tão importante quanto ser ouvido.
6. Fazer outras coisas enquanto conversa com alguém
Você fica mexendo em seu celular ou no computador, fazendo outras atividades quando está conversando com alguém? É rude dar atenção a outras coisas enquanto outra pessoa está conversando com você. Isso transmite a ideia de que você considera o outro menos importante que sua atividade, além de impedir que você preste atenção ao que está sendo falado. Portanto, dê atenção às pessoas com as quais você está conversando. Elas vão se sentir muito importantes e úteis.
7. Esconder-se por trás de mídias e e-mails
Comunicações eletrônicas são uma forma de se afastar de confrontações em pessoa, mas isso não é sempre algo positivo. Quando uma dificuldade aparece, não adianta simplesmente enviar um e-mail: uma mensagem pode facilmente ser mal interpretada e ocasionar problemas ainda piores. Conversas decisivas devem ser enfrentadas olho no olho. À medida que conseguimos dominar discussões importantes, também vitalizamos nossa organização e nossos relacionamentos.
8. Ser ambíguo
Começar uma conversa com “eu acho”, “eu acredito”, “pode ser”, “aliás” é ter a certeza de chegar a lugar nenhum. Se você não tem certeza do que está falando, é preferível nem se pronunciar. Se você precisa expor sua opinião, informe-se bem antes. Entenda bem o assunto a ser discutido, leia mais, estude mais, converse mais, pois, sendo assim, você terá mais argumento para se comunicar com outras pessoas em quaisquer circunstâncias.
9. Não prestar atenção na sua linguagem corporal
Às vezes, seu corpo expressa mais do que as palavras que você fala. Pior que isso: em diversas situações, suas expressões corporais acabam perdendo a sincronia com as suas palavras. Isso é péssimo, pois influencia de forma negativa a imagem que você está tentando transmitir. Então, lembre-se: demonstre uma boa postura, mantenha contato visual, mantenha a cabeça erguida, cuide-se para evitar os “tiques” e sempre use expressões faciais e gestos para convencer os espectadores de suas ideias.
10. Ser muito prolixo e formal
É realmente difícil percebemos os nossos próprios defeitos. Uma das razões pela qual uma pessoa se expresse de forma prolixa (demorada) e muito formal é a vaidade intelectual. Alguns simplesmente não resistem à tentação de exacerbar suas qualidades intelectuais e demonstrar seus conhecimentos. Não seja o “espanta rodas” de sua equipe ou organização: seja sucinto e objetivo!